Estimular os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UNI7, e de outras instituições de ensino superior (IES), a desenvolverem atividades de produção científica, aperfeiçoando a formação profissional e propiciando uma vivência acadêmica mais intensa e o aprofundamento de seus conhecimentos.

TIPOS DE TRABALHO



Os trabalhos inscritos e selecionados para participarem do encontro poderão ser enquadrados em uma das seguintes categorias:

A) Artigos: trabalhos realizados/concluídos, podendo ser oriundo de disciplinas, grupo de estudo, ação de extensão, monitorias, ou ainda de capítulos adaptados de trabalhos de conclusão de curso.

B) Resumo estendido: relatos com resultados parciais de pesquisas em andamento, podendo ser oriundos de disciplinas, grupos de estudo, ação extensão ou monitoria.




C) Relatório Técnico: relato de processos, métodos, experiências, investigações e análises de trabalhos técnico-científicos, com apresentação dos resultados obtidos. Os trabalhos podem ser oriundos de disciplinas, grupos de estudo, projetos de extensão e monitorias.


Datas
Inscrição de trabalhos: De 10 de abril a 08 de maio de 2017, gratuitas e somente pelo sítio eletrônico da UNI7.

Apresentação de trabalhos: Dias 23 a 25 de maio de 2017, nos turnos da manhã e da noite, conforme lista de aceite divulgada em 15 de maio de 2017 pelo sítio eletrônico da UNI7.

Divulgação dos resultados: Dia 29 de maio de 2017

Normas para submissão de trabalhos
Cada autor pode submeter até três trabalhos como autor principal, não tendo limites para participar como coautor.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco autores, além do professor orientador.

Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica prévia do trabalho.

1) Todos os trabalhos submetidos deverão atender os requisitos abaixo, sob pena de indeferimento da inscrição:

Texto em folha A4; fonte Arial tamanho 12 (títulos em tamanho 14, na mesma fonte); espaçamento entre as linhas 1,5; margens superior e esquerda de 3cm, margens inferior e direita de 2cm;
Sistema de citação autor-data;
Na primeira página, em nota de rodapé, deverão constar a titulação acadêmica e a vinculação institucional de cada um dos autores, bem como o endereço eletrônico de todos eles;
Citações e referências conforme a NBR 6023/2002 da ABNT;

2) Especificamente, quanto à categoria:

a) Artigos: O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 3.000 e 6.000 palavras (de 10 a 20 laudas, aproximadamente), composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Sumário
Resumo (com 100 a 250 palavras, destacando problema, objetivo, objetivo, método, resultado e conclusões)
Palavras-chave (três a cindo descritores)
Introdução (identificando problema, justificativa, objetivos, relevância, do tema investigado e metodologia da pesquisa)
Referencial Teórico
Resultados
Considerações finais
Referências:
Para tabelas e figuras, devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto. Equações devem ser editadas no Microsoft Equation 3.0 ou similar.
Ilustrações, fotografias e mapas devem ser inseridas no tamanho aproximado de 15x20cm, em preto e branco e no formato de arquivo .jpg.

b) Resumo estendido: O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 500 e 1.000 palavras (em torno de duas laudas), composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Introdução com objetivos e metodologia
Referencial Teórico
Proposta de desdobramentos da pesquisa (proposta de sumário)
Resultados alcançados e/ou esperados
Considerações finais
Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices, conforme especificado em 4.2.a acima. Referências (excluídas da contagem de palavras)

c) Relatório técnico: o(s) autor (es) deverá (ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato PDF), com extensão entre 2.000 e 5.000 palavras, composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Resumo
Palavras-chave
Introdução
Procedimentos metodológicos
Referencial Teórico
Resultados com detalhamento técnico
Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices, conforme especificado em 4.2.a acima.

3) Quando se tratar de pôster, deverão ser observados:

a) Dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura;
b) Fontes: Título - 50px; autores: 28px; títulos das seções: 32px; texto: 24px;
c) Requisitos obrigatórios:

marca da Universidade 7 de Setembro;
marca do XIII Encontro de Iniciação Científica da UNI7;
título idêntico ao do resumo estentido/relatório técnico submetido;
nomes e endereço (departamento/curso/e-mail) dos autores;
seções tais como descritas em 4.2..b (resumo estendido) e 4.2.c (relatório técnico);
indicação da instituição de fomento, se houver;
texto claro e sucinto;
utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
legibilidade a uma distância mínima de 2 metros.
Apresentação Oral
Todos os trabalhos aprovados conforme 4.2 supra serão apresentados de forma oral, em local e horário definidos pela Comissão Organizadora, sem possibilidade de alteração.

Pelo menos um dos autores deverá fazer a apresentação oral.

Será desclassificado o trabalho que não for apresentado oralmente conforme aqui estabelecido.

As sessões de apresentação oral serão coordenadas por docentes e/ou mestrandos convidados pela Comissão Organizadora.

Para a sessão de apresentação oral, devem ser observadas as seguintes disposições:

            a) Cada apresentação será realizada em, no máximo, 10 minutos perante a Comissão Avaliadora.

            b) O participante deverá permanecer na sala durante todo o período da sessão em que o trabalho foi apresentado, mesmo após ter sido avaliado (cada sessão terá duração aproximada de uma hora).
Julgamento, Premiação e Publicação
Os trabalhos apresentados serão julgados segundo os critérios abaixo e classificados em 1º, 2º e 3º lugar por curso, com certificação específica. lugar por curso.

A cada trabalho apresentado será atribuída uma nota pela Comissão Avaliadora, considerando-se os seguintes tópicos e suas respectivas pontuações máximas:

            a)Apresentação oral (1,0 ponto);
            b)Descrição da metodologia (3,0 pontos);
            c)Relevância das considerações (3,0 pontos);
            d)Domínio do conteúdo exposto (3,0 pontos);

Os trabalhos apresentados serão publicados no sítio eletrônico da instituição, por meio de anais.

Os autores dos trabalhos apresentados receberão certificação de cumprimento de atividade complementar, sendo 10 h/a para artigo e 5 h/a para as demais atividades.

O professor orientador receberá certificação como coautor do respectivo trabalho apresentado.

A certificação para ouvintes será emitida pela coordenação de cada curso e com quantidade de horas equivalente à participação dos alunos, conforme lista de assinaturas que circulará em cada sessão.
Disposições Finais
Os trabalhos inscritos expressam a opinião de seus autores e são de sua exclusiva responsabilidade, não cabendo qualquer responsabilidade à UNI7 nem aos organizadores e julgadores do certame por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros.

Os trabalhos deverão caracterizar-se pelo uso adequado da língua portuguesa, pela concisão, pela precisão e pela clareza.

Os trabalhos encaminhados para o presente encontro não serão devolvidos.

Fica assegurado à UNI7 o direito de divulgação do conteúdo dos trabalhos aprovados, parcial ou integralmente, individual ou conjuntamente, sem ônus, por meio de livros, jornais, revistas, vídeo, televisão, rádio, internet ou outro recurso visual ou audiovisual, desde que mencionada a autoria.

Transcorrido o prazo de 180 dias da divulgação do resultado, o autor premiado poderá publicar, em qualquer meio e às suas expensas, seu trabalho contemplado no encontro.

Todo e qualquer texto que apresente contexto ou conotação imoral, ilegal ou indevida estará sujeito a desclassificação.

Ao inscrever seu trabalho, o autor declara estar ciente e de acordo com as disposições do presente edital.

Os casos omissos serão resolvidos por esta comissão.