Estimular os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da FA7, e de outras instituições de ensino superior (IES), a desenvolverem atividades de produção científica, aperfeiçoando a formação profissional e propiciando uma vivência acadêmica mais intensa e o aprofundamento de seus conhecimentos.


TIPOS DE TRABALHO

Os trabalhos inscritos e selecionados para participarem do encontro poderão ser enquadrados em uma das seguintes categorias:

A) Artigos: trabalhos realizados/concluídos. Os trabalhos podem ser oriundos de disciplinas, de grupos de estudo, de projetos de extensão, de monitorias, ou ainda de capítulos adaptados de trabalhos de conclusão de curso.

B) Relatos de Pesquisa (resumo estendido): relatos com resultados parciais de pesquisas em andamento. Os trabalhos podem ser oriundos de disciplinas, de grupos de estudo, de projetos de extensão e de monitoras.




C) Relatório Técnico: relato de processos, métodos, experiências, investigações e análises de trabalhos técnico-científicos, com apresentação dos resultados obtidos. Os trabalhos podem ser oriundos de disciplinas, grupos de estudo, projetos de extensão e monitorias.


Datas
Inscrição de trabalhos: De 11 de abril a 16 de maio de 2016, gratuitas e somente pelo sítio eletrônico da FA7.

Apresentação de trabalhos: Dias 23 a 25 de maio de 2016, nos turnos da manhã e da noite, conforme lista de aceite divulgada em 16 de maio de 2016 pelo sítio eletrônico da FA7.

Divulgação dos resultados: Dia 27 de maio de 2016

Normas para submissão de trabalhos
1) Todos os trabalhos submetidos deverão atender os requisitos abaixo, sob pena de indeferimento da inscrição:

Texto em folha A4; fonte Times New Roman tamanho 12 (títulos em tamanho 16, na mesma fonte); espaçamento entre as linhas 1,5; margens superior e esquerda de 3cm, margens inferior e direita de 2cm;
Sistema de citação autor-data;
Na primeira página, em nota de rodapé, deverão constar a titulação acadêmica e a vinculação institucional de cada um dos autores, bem como o endereço eletrônico de todos eles;
Citações e referências conforme a NBR 6023/2002 da ABNT;

2) Especificamente, quanto à categoria:

a) Artigos: O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato .doc ou .odt), com extensão entre 3.000 e 6.000 palavras (de 10 a 20 laudas, aproximadamente), composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Sumário
Resumo (com cerca de 250 palavras)
Palavras-chave (de três a cinco)
Introdução com objetivos e metodologia
Referencial Teórico
Resultados
Considerações finais
Referências:
Para tabelas e desenhos, devem ser utilizados os recursos apropriados do editor de texto. Equações devem ser editadas no Microsoft Equation 3.0 ou similar.
Ilustrações, fotografias e mapas devem ser inseridas no tamanho aproximado de 15x20cm, em preto e branco e no formato de arquivo .jpg.

b) Relatos de pesquisa: O(s) autor(es) deverá(ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato .doc ou .odt), com extensão entre 500 e 1.000 palavras (em torno de duas laudas), composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Introdução com objetivos e metodologia
Referencial Teórico
Proposta de desdobramentos da pesquisa (proposta de sumário)
Resultados alcançados e/ou esperados
Considerações finais
Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices, conforme especificado acima.

c) Relatório técnico: o(s) autor (es) deverá (ão), no ato da inscrição, anexar seu trabalho (upload arquivo em formato .docx ou .odt), com extensão entre 2.000 e 5.000 palavras, composto por:

Título
Nome do(s) autor(es)
Resumo
Palavras-chave
Introdução
Procedimentos metodológicos
Referencial Teórico
Resultados com detalhamento técnico
Tabelas e figuras só serão aceitas, nesta categoria, como anexos ou apêndices, conforme especificado acima.

3) Quando se tratar de pôster, deverão ser observados:

a) Dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura;
b) Fontes: Título - 50px; autores: 28px; títulos das seções: 32px; texto: 24px;
c) Requisitos obrigatórios:

marca da Faculdade 7 de Setembro;
marca do XII Encontro de Iniciação Científica da FA7;
título idêntico ao do resumo estentido/relatório técnico submetido;
nomes e endereço (departamento/curso/e-mail) dos autores;
seções tais como descritas em 2.b (resumo estendido) e 2.c (relatório técnico);
indicação da instituição de fomento, se houver;
texto claro e sucinto;
utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
legibilidade a uma distância mínima de 2 metros.
Premiação e Publicação
Os trabalhos apresentados serão julgados segundo sua qualidade e originalidade, e classificados em 1º, 2º e 3º lugar por curso.

Os três primeiros classificados receberão certificação de classificação e terão seus trabalhos publicados no sítio eletrônico da instituição, por meio de anais.

Os autores dos demais trabalhos inscritos e apresentados receberão certificação de cumprimento de atividade complementar, sendo 10 h/a para artigo e 5 h/a para relato de pesquisa e demais atividades.

A certificação para ouvintes será emitida pela coordenação de cada curso e com quantidade de horas equivalente à participação dos alunos.
Disposições Finais
Os trabalhos inscritos expressam a opinião de seus autores e são de sua exclusiva responsabilidade, não cabendo qualquer responsabilidade à FA7 nem aos organizadores e julgadores do certame por eventuais infringências aos direitos autorais de terceiros.
Os trabalhos deverão caracterizar-se pelo uso adequado da língua portuguesa, pela concisão, pela precisão e pela clareza.
Os trabalhos encaminhados para o presente encontro não serão devolvidos.
Fica assegurado à FA7 o direito de divulgação do conteúdo dos trabalhos inscritos, parcial ou integralmente, individual ou conjuntamente, sem ônus, por meio de livros, jornais, revistas, vídeo, televisão, rádio, internet ou outro recurso visual ou audiovisual, desde que mencionada a autoria.
Transcorrido o prazo de 180 dias da divulgação do resultado, o autor premiado poderá publicar, em qualquer meio e às suas expensas, seu trabalho contemplado no encontro.
Todo e qualquer texto que apresente contexto ou conotação imoral, ilegal ou indevida estará sujeito a desclassificação.
Ao inscrever seu trabalho, o autor declara estar ciente e de acordo com as disposições do presente edital.
Os casos omissos serão resolvidos por esta comissão.
Posso ajudar?