“Pela primeira vez na história temos de aprender a
administrar a nós próprios. Esta é uma mudança muito
maior do que a trazida por qualquer tecnologia.”
Peter Drucker

 

Bem vindos à UNI7, uma instituição que conta com mais de 80 anos de experiência educacional e o compromisso com um padrão de ensino de alto nível. Ao ser planejada, a UNI7 levou em conta as competências e habilidades que serão decisivas para o seu futuro intelectual e profissional.

Vivemos hoje um grande desafio: administrar a nós mesmos. Isto significa que não basta possuir uma graduação do ponto de vista formal; é fundamental ser competente, desenvolver conhecimentos que, transcendam aos de sua área de atuação e, acima de tudo, saber conjugar com eficiência um forte compromisso moral e ético com a capacidade de aprender continuamente.

É por isso que é muito importante estar atento a tudo o que se relaciona direta ou indiretamente às etapas do seu aprendizado. Elaboramos este GUIA ACADÊMICO com o objetivo de contribuir para que você se torne o protagonista do seu próprio saber. Nele é possível obter informações básicas que caracterizam o Centro Universitário.

A UNI7 acredita que uma sólida formação acadêmica é constituída com a participação efetiva do aluno. Consideramos ultrapassada a idéia que coloca a instituição de ensino, por mais privilegiada que seja, no centro de todo o processo educacional, como se nela residisse toda a fonte do conhecimento e que ao aluno apenas coubesse a missão de absorver um conteúdo pronto, cristalizado em forma de horas-aulas

Este é um tempo estratégico para que você construa uma carreira de sucesso e desde já colocamos à sua disposição todos os recursos físicos e intelectuais que, aliados ao seu esforço pessoal, o tornarão um profissional capacitado para enfrentar com sucesso os desafios da nova sociedade do conhecimento.

Missão Institucional

“Construir para o desenvolvimento da sociedade, educando para a cidadania, propiciando a formação de profissionais competentes, felizes e éticos.”

Compromisso Ético

Direitos e Deveres do Aluno

Cumprir o calendário escolar

Frequentar as aulas e demais atividades curriculares, aplicando a máxima diligência no seu aproveitamento.

Utilizar os serviços da biblioteca, laboratório e outros serviços administrativos e técnicos oferecidos pelo Centro Universitário.

Votar e poder ser votado nas eleições dos órgãos de representação estudantil.

Recorrer de decisões dos órgãos deliberativos e/ou executivos.

Observar o regime disciplinar e comportar-se, dentro e fora da UNI7, de acordo com os princípios éticos condizentes.

Zelar pelo patrimônio da Centro Universitário ou colocado à disposição desta Mantenedora.

Efetuar o pagamento dos encargos educacionais nos prazos afixados.

Efetuar trancamento de matrícula para efeito de, interrompidos os estudos, manter a sua vinculação ao Centro Universitário e seu direito de renovação de matrícula.

Visão Educacional

A UNI7 foi planejada para atender as novas demandas da sociedade do conhecimento. O seu padrão de ensino está fundamentado sobre um novo paradigma educacional que possui as  seguintes características:

ANTIGO PARADIGMA NOVO PARADIGMA
Relacionado a disciplinas Relacionado a competência
Teórico Conexão com o mundo do trabalho
Baseado em conteúdos Baseado em múltiplos saberes
Focado no “não erro” O erro como parte do aprendizado
Desvinculado do compromisso ético Ética e compromisso social como centro
Relacionado a um programa Visão multidisciplinar
Centrado na repetição Centrado na capacidade de pensar com autonomia
O aluno como receptor de conteúdos O aluno como agente de seu aprendizado
Aprendizado curricular Aprendizado contínuo
Estudo acadêmico Habilidades acadêmicas e interpessoais
O professor no centro do processo ensinoaprendizado O professor como facilitador do processo ensino-aprendizado

 

Informações Acadêmicas

Matrícula Cancelamento de Matrícula
Matrícula Institucional Abandono de Curso
Ajuste de Matrícula Disciplina Pré-Requisito
Admissão de Alunos Regime Especial
Aproveitamento de Estudos 2ª Chamada
Trancamento de Matrícula Estágio Supervisionado
Trancamento de Disciplina Atividades Complementares

 

Matrícula

Vínculo do aluno com a Instituição. Deve ser renovada a cada semestre letivo de acordo com o calendário letivo.

 

Matrícula Institucional

Vincula à Instituição o aluno que não deseja cursar nenhuma disciplina num determinado período letivo.

 

Ajuste de Matrícula

(Inclusão e Exclusão de Disciplinas)

Período posterior à matrícula, momento em que o aluno inclui ou exclui disciplinas. Após esse período o aluno não mais poderá fazer alteração de matrícula.

 

Admissão de Alunos

O ingresso nos cursos de graduação e de pós-graduação, sob qualquer forma, é feito mediante processo de seleção, fixado pelo CEPEX. (Art. 35) As inscrições para o processo seletivo são abertas em edital, do qual devem constar os cursos oferecidos, com as respectivas vagas, turmas, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículo escolar, os critérios de classificação e desempate e demais informações úteis. (Art. 36)

Formas de Ingresso:

1. Vestibular: aberto a candidatos que tenham concluído ensino médio ou equivalente.
2. Ingresso por Transferência: aberto a alunos de outras instituições congêneres, nacionais ou estrangeiras, para prosseguimento de estudos do mesmo ou curso afim.
3. Ingresso como Graduados: aberto a candidatos que tenham concluído curso superior de graduação.

 

Aproveitamento de Estudos

O aproveitamento de estudos pode ser concedido a qualquer aluno, mediante análise de seu histórico escolar e programas cursados com êxito, na forma prevista pelo CEPEX (Art. 48). O prazo para solicitação de aproveitamento de estudo será fixado a cada semestre.

Como Proceder

O aluno deverá dirigir-se a secretaria e solicitar através de requerimento. Os documentos necessários são: histórico escolar e conteúdos programáticos.

 

Trancamento de Matrícula

Ao aluno pode ser concedido trancamento de matrícula para efeito de, interrompidos os estudos, manter a sua vinculação à Instituição e seu direto de renovação de matrícula. (Art. 42)

O trancamento de matrícula total será concedido ao aluno regular, quando requerido dentro do período letivo do semestre em curso.

O período de trancamento de matrícula total não poderá ultrapassar a 50% (cinquenta por cento) do número de anos do fluxograma mais atualizado do curso.

Para solicitar o trancamento de matrícula o aluno não deverá possuir nenhuma pendência com a biblioteca e estar quites com a tesouraria até o mês do trancamento.

Como Proceder

O aluno deverá dirigir-se a secretaria e solicitar através de requerimento o trancamento do curso.

 

Trancamento de Disciplina

O trancamento de disciplinas deverá ser feito até a data limite determinado no calendário acadêmico vigente. Após o prazo fixado, o aluno não poderá requerer trancamento de disciplinas. O aluno só poderá solicitar o trancamento de disciplinas desde que mantenha o limite mínimo de horas exigidas.

Não será concedido o trancamento em disciplinas nas quais o limite da faltas tenha sido excedido.

 

Como Proceder

O aluno deverá dirigir-se a secretaria e solicitar através de requerimento o trancamento da disciplina.

 

Cancelamento de Matrícula

O cancelamento de matrícula, que poderá ser voluntário ou compulsório, encerra definitivamente o vínculo do aluno com o Curso/Faculdade e dar-se-á quando:

I- Não tenha concluído o curso de graduação no prazo máximo fixado para a integralização do respectivo currículo.

II- Comprovada a irregularidade da matrícula.

III- Solicitada por escrito pelo(a) aluno(a).

 

Como Proceder

O aluno ou responsável deverá dirigir-se à secretaria e solicitar através de requerimento o cancelamento.

 

Abandono de Curso

A não renovação de matrícula ou solicitação de trancamento fora do prazo regulamentar implica abandono do curso e desvinculação do aluno da Instituição.

 

Disciplina Pré-requesito

Disciplina cujo conteúdo é indispensável para que o aluno possa cursar outra disciplina.

 

Regime Especial

São merecedores de tratamento especial os alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinados distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados por incapacidade física relativa, incompatível coma freqüência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias ao prosseguimento da atividade escolar em novas modalidades. (Art. 59)

 

Tratamento às Gestantes e Atestados Médicos

O tratamento especial estende-se à mulher em estado de gravidez, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação e durante 3 (três) meses. Em casos excepcionais, comprovados mediante atestado médico, pode ser ampliado o período de repouso, antes e depois do parto. As ausências às atividades escolares durante o regime especial é compensada pela realização de trabalhos e exercícios domiciliares, com acompanhamento de professor designado pela coordenadoria do curso respectivo, realizados de acordo com o plano fixado, em cada caso, consoante o estado de saúde do estudante e as possibilidades da Instituição. Ao elaborar o plano de estudo a que se refere a este artigo, o professor leva em conta a sua duração, para que a execução não ultrapasse, em cada caso, o máximo admissível para a continuidade do processo psicopedagógico de aprendizagem neste regime.

Como Proceder

Os requerimentos relativos ao regime especial disciplinado neste Regimento devem ser instruídos com laudo firmado por profissional legalmente habilitado e solicitados junto à Secretaria até 3 (três) dias úteis após o afastamento do aluno. O afastamento mínimo permitido é de 15 (quinze) dias úteis. É da competência do Diretor, ouvida a coordenadoria de curso, a decisão nos pedidos de regime especial.

 

2ª Chamada

O aluno que deixar de comparecer às avaliações de aproveitamento, nas datas fixadas, pode requerer uma prova substitutiva para cada disciplina, de acordo com o calendário escolar. ( Art.52. § 2º)
Após o encerramento do prazo, a Secretaria enviará à Coordenação a relação dos alunos aptos a realizarem a prova. A coordenação libera calendário das datas das provas de 2ª chamada.

Como Proceder

O aluno que não comparecer à 1ª chamada de avaliação deverá solicitar a 2ª chamada e realizar o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico do semestre letivo. A solicitação de 2ª chamada deverá ser feita através do Aluno on-line, em que todos os passos deverão ser cumpridos.

 

Estágio Supervisionado

Consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício e tem como função garantir maior vinculação do aluno com o mercado de trabalho e com a comunidade.

É obrigatória a integralização da carga horária total de estágio, prevista no currículo do curso.

A UNI7 possui a Coordenação de Estágio e Carreira para melhor desenvolvimento das atividades.

 

Atividades Complementares

Atividades que flexibilizam o currículo pleno dos cursos e propicia aos alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar.