ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2023.1
Prezado(a) aluno(a) do curso de Sistemas de Informação,
Seguem as orientações para realização de sua matrícula no semestre 2023.1. O texto é longo, mas importantíssimo para você realizar sua matrícula com a segurança de que está fazendo as escolhas apropriadas.
Em primeiro lugar, consulte a oferta de disciplinas para o seu semestre, conforme a grade elaborada pela coordenação. Eventualmente, alguma disciplina originalmente proposta para um determinado semestre não estará ofertada. Entretanto, outra disciplina será ofertada em substituição. Isso não acarreta prejuízos no andamento do curso, visto que o aluno terá oportunidade de cursar todas as disciplinas até a conclusão do curso, no período regular.
A seguir, estão fornecidas orientações específicas para determinadas turmas.
1) Os alunos que pretendem colar grau ao final de 2023.1 devem se matricular na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II normalmente pelo acadêmico on-line, assim como nas demais disciplinas, desde que não seja necessária nenhuma quebra de pré-requisito. Essa disciplina não tem aulas convencionais, ao contrário, consiste do desenvolvimento do TCC sob orientação de um professor da instituição.
Além disso, é prudente mencionar que o concludente precisa comprovar a realização de atividades complementares que totalizem 160 horas. Exemplos de atividades complementares são: cursos de extensão, cursos de idiomas, bolsista de empresas (inclusive do antigo do DESI da UNI7) e do LABINFO, monitoria no NEO, estágios, participação e/ou organização de eventos acadêmicos, feiras, dentre outros. Mais informações sobre as atividades complementares podem ser encontradas a partir do seguinte link:
2) Os alunos do 8º (último) semestre, além das disciplinas ofertadas na grade normal, devem se matricular em Estágio Supervisionado IV, tarde, caso ainda não a tenham cursado. Essa disciplina não é presencial. Embora tal disciplina não seja presencial, haverá encontros periódicos de acompanhamento a serem agendados pelo professor da disciplina. Convém destacar que somente os alunos que fazem algum estágio ou trabalham em alguma empresa podem se matricular na referida disciplina. Quem não trabalha nem estagia, e já está no último ano, deve procurar a Coordenação para orientações.
3) O curso de Sistemas de Informação contempla, em sua matriz curricular, uma disciplina optativa de 40h. O termo “optativa” significa que o aluno poderá escolher dentre um conjunto de disciplinas, mas ele precisa cursar uma delas. Assim, os alunos do 8º semestre que ainda não cursaram a disciplina optativa devem fazê-lo necessariamente este semestre, sob pena de não cumprirem a carga horária para se formar. No semestre 2023.1, as seguintes disciplinas estarão disponíveis como optativas: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Pesquisa Operacional, dentre outras, todas de 40h. Essas disciplinas vão estar disponíveis para matrícula on-line pelo sistema. Quem tiver interesse em cursar outra disciplina como optativa deve procurar a Coordenação para analisarmos a adequação.
4) Os alunos que pretendem concluir o curso em 2023.2 devem se matricular agora na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, do 7º semestre.
5) Em 2023.1, as seguintes disciplinas serão ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EAD) pela plataforma virtual de aprendizagem:
· Sistemas Operacionais (3º semestre)
· Computador e Sociedade (4º semestre)
· Linguagens de Programação (5º semestre)
· Gestão de Projetos (8º semestre)
· Empreendedorismo (8º semestre)
Essas disciplinas são sinalizadas como EAD na grade de horários. Como já mencionado, elas serão conduzidas por meio da plataforma virtual de aprendizagem adotada pela UNI7, com encontros periódicos pelo Teams a serem agendados pelo respectivo professor. A indicação de horários na grade abaixo é meramente ilustrativa, pois as atividades são realizadas de forma assíncrona nos dias e horários de preferência do aluno, salvo pelos encontros a serem agendados ao longo do semestre pelo professor, conforme já mencionado. A prova final acontecerá em um dia/horário a ser marcado com antecedência pelo professor da disciplina.
6) No caso de eventuais choques de horários, os alunos podem procurar a Coordenação para análise de possíveis quebras de pré-requisitos visando ao melhor preenchimento de seus horários.
Orientações Adicionais
Alguns alunos dos semestres iniciais ou intermediários têm se matriculado em disciplinas de semestres mais à frente, como Gestão de Projetos e Sistemas de Apoio à Decisão. A princípio, se não há pré-requisito, não há problema. O problema, na realidade, surge, quando o aluno chega ao final do curso e vai fazer as cadeiras dos semestres anteriores, as quais já deveria ter cursado, porque corre o grande risco de haver conflito de horários, já que entre disciplinas de semestres diferentes não há garantias de que não haverá conflitos. A grade é montada semestre a semestre. Portanto, não recomendamos a matrícula em disciplinas de semestres adiantados em relação ao seu, salvo quando não existirem realmente alternativas no seu próprio semestre ou quando houver a recomendação expressa da coordenação.
Reforçamos a importância de seguir essas orientações, de modo a não acarretar prejuízo no tempo de conclusão do curso. No mais, os alunos devem seguir a sugestão de horários para 2023.1 fornecida no quadro de horários ao final dessas orientações.
Surgindo alguma dúvida, entre em contato com a Coordenação pelos seguintes canais: marum@uni7.edu.br, lcominn@uni7.edu.br ou Whatsapp.
Caso precise de apoio para a matrícula, estaremos disponíveis durante os dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2023, pela manhã, das 8h às 10h, e à noite, das 18 às 20h. Após esse período, durante o restante do mês de janeiro, haverá plantão nos dias 11, 18 e 25 de janeiro, das 17h às 19h.
Retornaremos às aulas no dia 1º de fevereiro. Faça sua matrícula o quanto antes e boas férias!
Informações sobre códigos das turmas que você encontrará no portal de matrícula no acadêmico on-line
O código da turma tem o seguinte formato: <curso><semestre><turno><turma>. As turmas ofertadas pelo curso de Sistemas de Informação têm código iniciando com as letras “SI”.
Vejam exemplo de código da turma 1 do 3o semestre do curso de Sistemas de Informação, turno noite.
Código: SI03N01
Curso: SI
Semestre: 03
Turno: Noite
Turma: 01
Segue outro exemplo de código da turma 1 do 8o semestre do curso de Administração, turno manhã.
Código: AD08M01
Curso: Administração
Semestre: 08
Turno: Manhã
Turma: 01
Há algumas disciplinas que são ofertadas por mais de um curso, como é o caso de Psicologia Organizacional e Estatística. Há outras disciplinas que são equivalentes em cursos diferentes, como é o caso de Cálculo, em Sistemas de Informação, e Cálculo I, em Administração.
Assim, para a mesma disciplina ou disciplinas equivalentes, pode haver mais de uma turma ofertada, sendo uma turma para cada curso.
A orientação é que os alunos de Sistemas de Informação se matriculem nas disciplinas das turmas de Sistemas de Informação (ou seja, aquelas iniciadas por “SI”), salvo indicação em contrário fornecida no presente roteiro de orientações para matrícula.
O quadro de horários abaixo é apenas orientativo. O estudante pode se matricular nas disciplinas para as quais esteja habilitado e conforme sua conveniência.
Coordenação de Sistemas de Informação – UNI7