SOCIEDADE DE DEBATES

2020.1

A Sociedade de Debates da UNI7 é um projeto de extensão que promove debates competitivos para tratar sobre questões socialmente relevantes e potencializar o poder da fala em público. A SdDUNI7 segue um modelo de debates acadêmico internacionalmente conhecido, o "parliamentary debate", presente nas universidades mais renomadas do mundo e que vem tomando grande proporção no Brasil.

Os debates se estruturam da seguinte maneira: os debatedores são divididos em duas bancadas, denominadas Governo e Oposição. Cada uma delas deverá se posicionar a respeito do tema proposto: o Governo deverá ser a favor e a Oposição deverá ser contra. A questão a ser debatida é enunciada na forma de uma afirmação e é denominada "moção".

As bancadas terão oportunidade de se manifestar de modo alternado, exatamente para permitir que o debate aconteça. Todo o processo é acompanhado por uma mesa julgadora, a cujos integrantes caberá decidir qual das bancadas venceu o debate. Ao final, além do resultado, os juízes promovem um "feedback" a respeito dos aspectos técnicos, como oratória, gesticulação e argumentação.

Para ajudar os participantes do projeto a aperfeiçoarem as técnicas de argumentação e de oratória, os membros efetivos da SdDUNI7 ministram módulos -- aulas, abordando variados temas para a construção de um discurso, como planejamento, coesão e estrutura. Alguns dos módulos já realizados trataram de análise situacional, falácias e construção de argumentos.

Embora seja desenvolvido por alunas e alunos do curso de Direito da UNI7, o projeto não é restrito a eles ou ao universo jurídico: os eventos são sempre abertos ao público e os temas tratados, os mais variados.

O projeto funciona sob a orientação do prof. Jáder Figueiredo, mestre em Direito pela UFC, campeão e melhor orador do I Campeonato Brasileiro de Debates (2014), vencedor do Torneio Anual de Debates da UFC (2012), além de membro emérito da Sociedade de Debates da UFC.

Os encontros acontecem conforme o calendário disponível abaixo e nas redes sociais.

A cada encontro, atribuem-se 2 h/a de atividade complementar para cada membro da audiência e 4 h/a para os debatedores.

Venha conhecer o projeto e debater com a gente!

Este semestre promete! #VoaCarcará #SdDUni7 #Debates

• 12 de fevereiro, quarta-feira, 17hAbertura com debate-exibição

Auditório do Direito (2º andar)
  • 2 de março, segunda-feira, 17hDebate-treino e módulo sobre o Processo Trainee

• 20 a 22 de março, sexta-feira a domigoII Campeonato Carcará de debates

Na UNI7 *(Cronograma completo disponível em nossas redes sociais)
  • 24 de março, terça-feira, 15h30Exibição do filme “O grande desafio”, em parceria com o programa Direito & Cultura

Auditório do Direito (2º andar)
  • 28 de março, sábado, 9h Módulo + debate-treino

• 18 de abril, sábado, 9hMódulo + debate-treino

• 25 de abril, sábado, 9hMódulo + debate-treino

• 16 de maio, sábado, 9hMódulo + debate-treino

• 30 de maio, sábado, 9hMódulo + debate-treino

Sala 29
*Os temas dos módulos e debates ainda serão divulgados em nossas redes sociais Instagram (@SdDUni7) e Facebook (Sociedade de Debates Uni7).