SOCIEDADE DE DEBATES

2019.1

A Sociedade de Debates da UNI7 é um projeto de extensão que promove debates competitivos para tratar sobre questões socialmente relevantes e potencializar o poder da fala em público. A SdDUNI7 segue um modelo de debates acadêmico internacionalmente conhecido, o "parliamentary debate", presente nas universidades mais renomadas do mundo e que vem tomando grande proporção no Brasil.

Os debates se estruturam da seguinte maneira: os debatedores são divididos em duas bancadas, denominadas Governo e Oposição. Cada uma delas deverá se posicionar a respeito do tema proposto: o Governo deverá ser a favor e a Oposição deverá ser contra. A questão a ser debatida é enunciada na forma de uma afirmação e é denominada "moção".

As bancadas terão oportunidade de se manifestar de modo alternado, exatamente para permitir que o debate aconteça. Todo o processo é acompanhado por uma mesa julgadora, a cujos integrantes caberá decidir qual das bancadas venceu o debate. Ao final, além do resultado, os juízes promovem um "feedback" a respeito dos aspectos técnicos, como oratória, gesticulação e argumentação.

Para ajudar os participantes do projeto a aperfeiçoarem as técnicas de argumentação e de oratória, os membros efetivos da SdDUNI7 ministram módulos -- aulas, abordando variados temas para a construção de um discurso, como planejamento, coesão e estrutura. Alguns dos módulos já realizados trataram de análise situacional, falácias e construção de argumentos.

Embora seja desenvolvido por alunas e alunos do curso de Direito da UNI7, o projeto não é restrito a eles ou ao universo jurídico: os eventos são sempre abertos ao público e os temas tratados, os mais variados.

O projeto funciona sob a orientação do prof. Jáder Figueiredo, mestre em Direito pela UFC, campeão e melhor orador do I Campeonato Brasileiro de Debates (2014), vencedor do Torneio Anual de Debates da UFC (2012), além de membro emérito da Sociedade de Debates da UFC.

Os encontros acontecem conforme o calendário disponível abaixo e nas redes sociais.

A cada encontro, atribuem-se 2 h/a de atividade complementar para cada membro da audiência e 4 h/a para os debatedores.

Venha conhecer o projeto e debater com a gente!

Destaque para duas novidades em 2019.1:

1. Os Debates Treino agora serão mistos: uma pessoa da plateia fará dupla com um membro da SdD.

2. Haverá o I Campeonato Carcará de Debates, que contará com a presença de outras SdDs.

Este semestre promete! #VoaCarcará #SdDUni7 #Debates

• 21 de fevereiro, quinta-feira, 17hAbertura do semestre