DIREITO

RECURSOS EDUCACIONAIS


NPJ | PID


PRÁTICA PROFISSIONAL NA FACULDADE.
APRENDIZADO ALÉM DO ACADÊMICO.


Aperfeiçoamento
na formação acadêmica

O NPJ - Núcleo de Prática Jurídica da UNI7 - atende a dois objetivos essenciais: o primeiro visa o aperfeiçoamento na formação acadêmica do alunado do Curso de Direito, possibilitando a iniciação do discente na prática profissional, o que garante sua tranquila inserção no mercado de trabalho, sem as surpresas inerentes à profissão; e o segundo visa o desenvolvimento de uma atividade de apoio comunitário, com auxílios jurídicos, na tentativa de uma maior prestação jurisdicional ao necessitado, encampando o programa institucional de responsabilidade social.

SAIBA MAIS

Preparação para
o exercício do magistério

O PID - Programa de Iniciação à Docência - é um programa que tem por objetivo preparar o aluno ao exercício do magistério, dotando-o de todos os instrumentos, práticas e técnicas para que possa encontrar sua vocação de professor e reconhecer na carreira acadêmica uma opção profissional segura e vitoriosa. Além disso, é um espaço que estimula também a produção acadêmica, o convívio e a amizade.

SAIBA MAIS

Estímulo à produção
de trabalhos acadêmicos

O curso de Direito mantém grupos de estudos permanentes, com alunos selecionados mediante procedimento seletivo próprio, através de prova escrita e entrevista. O Coletivo Labuta é o grupo de estudos transdisciplinar sobre trabalho e relações sociais na contemporaneidade sob orientação do Prof. Paulo Carvalho. O Legislação Ambiental Municipal é um grupo grupo permanente sobre a legislação ambiental do município de Fortaleza, sob a orientação do Prof. João Alfredo Melo. O grupo Breaking the lawl com o Prof. George Marmelstein estuda o Direito Constitucional e a Filosofia do Direito de um modo diferente por meio de uma atmosfera de colaboração intelectual que não aprisione a criatividade e permita o compartilhamento de ideias.

SAIBA MAIS

Ecomplex

O Ecomplex é um grupo de pesquisa sobre Direito, Complexidade e Meio Ambiente, cadastrado no CNPQ. Trabalha com as linhas de pesquisa "Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade", "Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental" e "Complexidade e Ensino Jurídico". Tem como objetivos: estimular a publicação de trabalhos e participação em eventos jurídicos, fortalecer o intercâmbio acadêmico entre estudantes da graduação e da pós-graduação, além de fortalecer o diálogo com outras áreas de saberes e com outras instituições.

O grupo tem como orientadora a profa. Germana Belchior.


Esclarecendo ideias
valorizando pessoas

O Liberte-se é um projeto de extensão idealizado por alunos do curso de Direito, em convênio com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. Permite aos alunos e ao público em geral o aprimoramento de conhecimentos no âmbito jurídico, alertar sobre a importância de uma visão mais humanizada do Direito Penal, possibilitando a formação de ideias próprias, livres do senso comum, e contribuir, aos poucos, com o processo de ressocialização das pessoas encarceradas.

SAIBA MAIS

Pensador
do semestre

Um autor com trabalho relevante nas ciências jurídicas ou áreas afins é escolhido como tema e trabalhado em variadas dimensões, especialmente palestras, cursos, elaboração de artigos, bem como a análise de assuntos específicos em cada uma das disciplinas regulares da matriz curricular.

O prof. Mário Cabral é o orientador da 13ª edição do programa, ocorrida em 2021.1.

Geopolítica internacional
contemporânea

O Observatório Internacional analisa e debate com a comunidade acadêmica, através de especialistas convidados, temas relevantes no plano internacional, nos âmbitos jurídico, político e econômico. A coordenação é do Prof. Felipe Barroso.

SAIBA MAIS
Observatório Internacional

Evento acontece no Auditório do Direito


UNI7ADV

O programa UNI7ADV consiste em diversas iniciativas de preparação para a prática da advocacia, assegurando que os discentes possam sair da graduação preparados para lidar com as experiências da vida profissional. As atividades envolvem a Maratona OAB, destinada à preparação para o Exame de Ordem, com encontros de revisão de conteúdos e resolução de questões e simulados; e oficinas e eventos sobre temas relacionados à prática advocatícia, como empreendedorismo jurídico, gestão de escritórios, marketing digital, dentre outros.

A orientação é do prof. Jáder Figueiredo


Direito,
arte e cultura

O Programa Direito e Cultura promove a interação do Direito com as artes e a cultura em geral, permitindo aos alunos a interação com a literatura, o cinema e a as artes em geral. Atualmente, o programa está dedicado a análise de livros e filmes que tenham temáticas relacionadas com o Direito e que possam permitir uma compreensão sistemática das matérias. A coordenação é do Prof. Felipe Barroso.

SAIBA MAIS
Cena do filme O Processo

Cena do filme O Processo, exibido no Direito e Cultura


STF
em Debate

O programa STF em Debate apresenta e analisa votos e decisões da mais alta corte do país, referentes a temas relevantes para a sociedade, com convidados especialistas.

A sua nona edição, de 2021-1, está sob a orientação do Prof. André Dias


Revista
Jurídica da FA7

A Revista Jurídica da FA7 materializa a produção acadêmica de pesquisadores voltada à linha de relações privadas e desenvolvimento, área de concentração do Programa de Pós-graduação em Direito, que foi criado no final de 2015. Destina-se à divulgação de artigos científicos, resultados de pesquisa, ensaios, traduções e resenhas. A Revista é publicada ininterruptamente desde 2005. Desde 2020, a periodicidade é quadrimestral, com acesso gratuito por meio do sistema de periódicos abertos (Open Journal System). Posiciona-se atualmente no estrato B1, conforme avaliação do sistema WebQualis da Capes (2016), e mantém permuta com as principais bibliotecas nacionais e estrangeiras.

SAIBA MAIS
FA7-Revista-Juridica

Convênios
internacionais

Os alunos do curso de Direito da UNI7 têm tido a oportunidade de conhecer e de estudar em instituições, por via dos convênios internacionais, de que são exemplos, o Departamento de Direito da Universidade de Bolonha (Itália) e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal).


A UNI7 conta com laboratórios dotados com os 02 principais sistemas operacionais do mercado: MacOS (Apple) e Windows (Microsoft), o que permite ao aluno ter uma experiência ampla e atualizada com as tecnologias atuais.

Os laboratórios são dotados de uma vasta quantidade de softwares com suas respectivas licenças, onde o aluno terá contato com as linguagens de programação de ponta do mercado de TI.

Apple e Windows
Acesso às 02 plataformas

Microsoft DreamSpark

A UNI7 faz parte do DreamSpark Premium e como associada, a instituição conta com a plataforma de softwares Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento. Todo o conjunto de software pode ser instalado em todas as máquinas dos laboratórios de informática, desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa. Mais ainda, os alunos e professores dos cursos elegíveis também podem instalar os softwares em seus computadores pessoais para fins educacionais.

Sobre o Curso

FA7-Formatura

Recursos Educacionais

FA7-NPJ-Nucleo-de-Pratica-Juridica

Corpo Docente

UNI7-direito-professores-20192

Casos de Sucesso

FA7-direito-casos-de-sucessso