BRADO

APRESENTANDO
O NÚCLEO

A existência de mecanismos que venham desenvolver as habilidades dos alunos, bem como, gerar discussões a cerca das atividades que envolvem a prática de suas profissões configuram-se como necessários no processo de ensino-aprendizagem, transformando-se ainda, em recursos estratégicos que os influenciam na escolha de uma Instituição de Ensino Superior.


Pensando nisto o Curso de Comunicação com habilitação em Publicidade da Faculdade 7 de setembro – Fa7 buscando oferecer tais mecanismos, com o intuito de formar profissionais hábeis no exercício publicitário criou a Brado, Agência Experimental de Publicidade Fa7, um lócus para o desenvolvimento de competências éticas, teóricas e principalmente práticas de tal ofício. Hoje, não apenas Agência Experimental, A Brado tornou-se O Brado – Núcleo de Comunicação e Design, abrangendo também os cursos de Jornalismo e Design Gráfico.

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO

Dado sua natureza acadêmica, a BRADO trabalha com prazos e atividades compatíveis com o aprendizado dos alunos estagiários.Cada trabalho tem o mínimo de 05 dias úteis de prazo, para que seja acompanhado por todos os professores orientadores.

A apresentação dos trabalhos será realizada após às 17h para que os professores orientadores possam fazer suas observações, deixando tempo para impressão e montagem das peças. Desta forma, a agência não funciona pela manhã, exceto para uso das disciplinas específicas e correlatas de cada departamento.

O horário de funcionamento para atendimento aos clientes apenas de segunda a sexta, das 15:00 às 18:30. Durante o período de férias estudantis, a Agência não funciona. No período seguinte uma nova seleção é feita para suprir os níveis de estágio que iniciarão no semestre.


FUNCIONAMENTO
E ESTRUTURA

A Agência BRADO funciona em uma sala do piso superior no 5º andar da Faculdade 7 de Setembro e conta com espaço para os diversos departamentos de uma agência de publicidade (atendimento, mídia, criação, direção de arte, redação, etc).

Ela é totalmente climatizada e conta com a infra-estrutura de computadores, armários, mesas de corte, de pintura e de montagem. Um setor com anuários, revistas de criação e periódicos de pesquisa e referência estão à disposição dos alunos na biblioteca da universidade.

Disponíveis também estão materiais de consumo necessários ao andamento dos trabalhos como, CDs, papéis diferenciados, estiletes, materiais de desenho etc, bem como os laboratórios de rádio, TV, e fotografia para a produção do material criado pela agência, além do laboratório de pesquisa e opinião.

Os estagiários são orientados por professores específicos, que participam de todo o processo de desenvolvimento do trabalho publicitário, desde a entrada do briefing até o acompanhamento da produção final. Esses professores formam um Comitê Gestor responsável pela seleção de estagiários, captação e seleção de clientes, pelas decisões e supervisão de todo o trabalho. O Comitê Gestor é presidido pela Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda.

Eles serão responsáveis pelo acompanhamento semanal de todos os trabalhos desenvolvidos na agência, bem como exercícios e simulações de casos específicos. A Agência conta ainda com um professor gerente (Coordenador), o qual é responsável pela administração interna, elaboração e seleção de projetos e supervisão geral dos trabalhos, ficando a cargo da orientação da área de Atendimento e Planejamento.


CAPTANDO
CLIENTES

A Agência atende a clientes oriundos da Faculdade, inclusive ela mesma; a Educadora 7 de Setembro e entidades sem fins lucrativos e organizações não-governamentais.

Trabalhos vindos de cursos e setores da Faculdade e demais empresas do Grupo são indicados e aprovados pela Gerência da Agência, pelos professores orientadores ou pela Coordenação do curso através de comunicados internos.

As entidades sem fins lucrativos e organizações não governamentais são atendidas pela Agência a partir da avaliação da importância do trabalho desempenhado na sociedade; do seu sistema de manutenção e necessidade de comunicação. A aprovação de um desses clientes é partilhada com a coordenação do curso e comunicada à Diretoria.

Outras instituições e empresas que sejam aprovadas através de convênio ou parceria com a Faculdade podem também ser atendidas pela Agência Experimental de Publicidade


METODOLOGIA
DE TRABALHO

A cada semestre a Agência oferece vagas de estágios em cada um dos departamentos, com duração de 01 (um) semestre letivo. O aluno poderá passar por dois níveis de estágio, candidatando-se a um novo nível ou ao mesmo anteriormente participado, se desejar.

Justifica-se a divisão em níveis de estágio buscando fomentar a participação de um maior número de alunos de diferentes semestres. Por exemplo, um aluno de 2º semestre que ingresse na Agência, iniciará pelo nível Iniciante e poderá seguir para o nível Avançado, mediante avaliação de sua produção.

Ao longo de todo o curso, este aluno terá a oportunidade de passar por crescentes graus de aprendizado, perfazendo o total de 02 (dois) semestres letivos. A mudança de nível se dará ainda por avaliação de sua produção pelo Comitê Gestor.

VAGAS

As vagas disponíveis são divididas em 02 (dois) níveis, os quais compostos a priori por 05 (cinco) estagiários voluntários para o nível Iniciante: 01 atendimento; 01 planejamento; 01 redator; 01 diretor de arte; 01 webdesign. O nível Avançado conta com 05 (cinco) estagiários bolsistas: 01 atendimento; 01 planejamento; 01 redator; 01 diretor de arte; 01 webdesign. Podem ser disponibilizadas ainda vagas gerais que não obedecerão aos níveis para a função de produtor ou mídia, a nível de estágio supervisionado, destinadas aos alunos do 7º semestre que não tenham estagiado. O número total de estagiários será de 10 alunos, sendo 05 bolsistas e 05 voluntários. Esse contingente pode aumentar de acordo com a demanda de trabalhos ou por decisão do Comitê Gestor. As categorias se estruturarão conforme descrito abaixo:

NÍVEL INICIANTE

Estágio de nível básico/preparatório, destinado a alunos dos 2º ao 4º semestres, ainda que não exclua os demais. Neste nível, os alunos fazem observações de trabalhos executados em níveis mais elevados e atendem ao próprio curso de Comunicação Social em suas solicitações mais básicas e com prazos de entrega mais extensos além dos demais cursos da Faculdade. Alguns trabalhos para empresas do Grupo 7 de Setembro e da própria Faculdade podem ser atendidos, desde que disponham de médio prazo para apresentação. No caso de mais de uma dupla de criação, os trabalhos são distribuídos por todos e é apresentado o melhor trabalho ao cliente. O aluno deste nível pode ter seu período renovado, por mais seis meses, desde que solicite passar para o nível Avançado.

NÍVEL AVANÇADO

Este nível atende aos clientes externos à Faculdade, como ONGs e Instituições sem fins lucrativos; empresas do Grupo; a própria FA7 e clientes conveniados através de projetos especiais. Os trabalhos desse nível podem ter prazos mais curtos, desde que respeitado o critério de aprendizagem do alunado. O aluno do nível Avançado poderá ter seu período renovado por mais 01 semestre letivo mediante avaliação de sua produção, desde que não esteja em processo de elaboração do TCC.


SELEÇÃO E
DESLIGAMENTO


Os alunos candidatos a estagiários da Agência devem estar regularmente matriculados no curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e podem ingressar a partir do 2º semestre, desde que aprovados em critérios de seleção pré-determinados.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o processo de seleção são divulgadas através de cartazes e panfletos criados pela Agência e distribuídos pela Faculdade, contendo o edital de seleção com regras e período. Os principais critérios de avaliação seguidos pelo comitê são: segurança e domínio dos assuntos abordados em entrevista; demonstração de interesse e desempenho do aluno em sala de aula; habilidades básicas e desenvoltura para o exercício da função pretendida e aptidão pessoal para a área.

A transição entre níveis será realizada através de avaliação individual de desempenho com a participação de todos os professores orientadores. A mudança da área de estágio (caso o aluno queira migrar para outra função, saindo, por exemplo, da mídia para direção de arte) será feita da seguinte maneira: o aluno se desliga automaticamente da área atual e se submete a avaliação para área pretendida.

DESLIGAMENTO

O desligamento de um estagiário de sua função poderá acontecer por:

  • faltas superiores a uma semana completa sem justificativa;
  • atrasos freqüentes sem justificativa;
  • baixos desempenho e produção;
  • inadequação às regras e ao ambiente de trabalho;
  • final do período para o nível em curso;
  • iniciativa do estagiário..

AVALIAÇÃO E
DESEMPENHO

Os estagiários são diariamente avaliados em seu desempenho através da observação dos professores orientadores; de sua produção (peça gráfica ou digital) dentro dos trabalhos solicitados (briefing) e avaliações esporádicas dentro de cada área da Agência. As avaliações poderão ser agendadas a critério do professor, serão realizadas reuniões semanais de acompanhamento para discussão em grupo. Alguns critérios contarão fortemente para o bom desempenho do aluno estagiário: pontualidade, assiduidade, participação, produção e iniciativa.

CERTIFICAÇÃO

Ao final de seus períodos de estágio, os alunos recebem declarações e certificados de comprovação assinados pela gerência da célula e pela coordenação do curso. Não são emitidos certificados para alunos desligados por baixo rendimento, inadequação ao ambiente de estágio ou faltas.

TEORIA ALIADA
À PRÁTICA

Aprendizado prático
para solução de problemas reais


Núcleo BRADO

CAMPUS

DIAS

HORÁRIO

CONTATO

SUL
2.ª a 6.ª
das 15h às 18h30
4006-7650