Desde o ataque às Torres Gêmeas, em 2001, a geopolítica global tem se modificado com enorme velocidade. Além das guerras patrocinadas pelos EUA e seus aliados – leia-se OTAN, mas não só ela – na região da Ásia Central, o avanço da OTAN a leste aumentou o isolamento militar da Rússia e esteve em direta conexão com a atual guerra entre russos e ucranianos. Movimentos separatistas, religiosos, políticos, a ascensão de extremismos dos mais diversos matizes e com ligações políticas com fenômenos históricos que pareciam superados, como o nazismo. Neste curso, avançaremos um diagnóstico das relações econômicas, políticas e diplomáticas, valorizando suas origens históricas, para nos situarmos adequadamente em um mundo em conflito e transformação.
Dotar os participantes de uma visão geral e, ao mesmo tempo aprofundada do dos eventos em questão, sua motivação e desdobramentos.
Todos e todas com interesse no assunto.
Aulas expositivas com uso de resumos em powerpoint.
A crescente ascensão econômica chinesa, a geopolítica norte-americana e sua economia, o papel de países como a Turquia, Afeganistão, Paquistão e Índia no cenário euroasiático, a crise migratória global, os problemas ambientais e a “nova economia”, os dilemas econômicos e políticos da União Europeia.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2012) possui experiência na área de Sociologia, Filosofia e História, com ênfase em Sociologia, Filosofia e História contemporâneas. Atualmente, é professor de história e filosofia do ensino médio do Colégio e Cursos Master e Colégio Antares, professor de humanidades em cursos livre no VIVA – Centro Universitário 7 de Setembro.