O curso abrange fundamentos teóricos e práticos das técnicas de pintura em aquarela através da sua experimentação, visando o processo de criação do aluno. As atividades estarão pautadas na prática de paisagens, natureza morta, dentre outras pesquisas desenvolvidas ao longo do processo.
Tem como objetivo a experimentação da pintura em aquarela como um meio de representação plástica, a partir do conhecimento de suas propriedades técnicas e inventivas.
Jovens e adultos interessados em conhecer a pintura aquarela, assim como o aprimoramento da técnica a partir de sua prática.
Será aplicado a abordagem triangular, havendo assim a contextualização, o fazer artístico e a reflexão. Desenvolvendo o fazer artístico a partir da aplicação das técnicas ensinadas perpassando pelo processo criativo de cada participante do curso.
Materiais
Lojas: Uniart: Av. da Universidade, 2574 – Benfica, Fortaleza, CDMAX, Kalunga
Lojas: Uniart, CDMAX, Kalunga, Rendeira
Ou Papel da Canson para Aquarela Loja Kalunga ou Sodine
OU pode ser uns do cabo vermelhinho da ponta redonda OU outra marca que encontrar.
Na Loja Rendeira Rua Senador Pompeu, 1349 – Centro, Fortaleza
LOJAS ONDE ADQUIRIR MATERIAL
Na Unifor tem uma papelaria que tem materiais de aquarela.
Sites/lojas virtuais:
https://www.mikaserur.com.br/
https://www.papelariauniversitaria.com.br/
https://acasadoartista.com.br/
https://www.mercadolivre.com.br/
Caso prefira, Taxa de material para Papel e Pincel R$ 20,00 reais, relativo a:
Preparação do Suporte
2.1. Marcação
2.2. Papel preso, solto
2.3. Papel seco e úmido
2.4. Tecido preso e estirado
2.5. Enquadramento, dimensão e proporção
Técnicas
3.1. Aquarela seca (papel seco) e aquarela úmida (papel molhado)
3.2. Preservação do branco
3.3. Veladura
3.4. Mistura com outras técnicas (acrílica, canetas em gel, plástico filme, pastel oleoso, dentre outros)
3.5. Pintura em Tecido (preparação do tecido, preparação da tinta)
Constituição das Cores:
4.1. Claro-escuro: valores tonais
4.2. Estudo monocromáticas
4.3. Cores: Ocres, Ardósias e Citrinos
4.4. Saturação e ausência de saturação
Aquarelistas
5.1. As Flores de Joly Poa
5.2. Os Animais de Dean Crouser
5.3. Aquarelas realizadas em Veneza de William Turner;
5.4. As paisagens de Shipovskikh
Processo Criativo
6.1. Tema livre para o processo criativo
6.2. Portfólio
Arquiteta e Artista Plástica, mestranda em Artes pelo IFCE. Pesquisa a interação do espectador com a obra, a arte relacional e as experiencias sensitivas, que atravessam mais de um sentido, perpassando pelo o tato, o olfato e pela visão. Seu trabalho artístico se desenvolve na pintura, na instalação e na gravura no campo ampliado. Também tem uma paixão em aquarelar paisagens e pelo abstracionismo lírico.
Participou de exposições, como Iº Salão Universitário de Artes Visuais (SUAV) no Dragão do Mar; do 68º Salão de Abril Sequestrado na Casa Muvuca; da Exposição Movência poética: entre a forma e paravisualidade no MAUC; Sempre pela beira bordada pela maré na Art Gallery Vestigium e do IV Salão de Gravura na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.