Países Americanos
13/01/2022

De Guerras e Revoluções – Tempos Contemporâneos

EMENTA

A formação do mundo contemporâneo tem, em sua origem, um dos mais importantes eventos da história humana: a Revolução Francesa. Sua importância fez com que os historiadores ocidentais usassem sua eclosão, em 1789, como marco inicial da História Contemporânea. Ao curso que ora oferecemos na instituição Viva/Uni7 busca apresentar os principais eventos da história contemporânea, da revolução Francesa até o ataque às Torres Gêmeas, em 2001. Essa periodização garante um distanciamento histórico eficiente para análise das causas, processos e eventos do período abordado, sem abrir de elementos biográficos das principais personagens do período e curiosidades históricas.

Nosso curso busca, portanto, oferecer uma dupla dinâmica não contraditória: aprofundar o conhecimento desse rico período histórico global, sem deixar de considerar uma didática adequada a quem está entrando em contato com os problemas históricos contemporâneos pela primeira vez, ou depois de muito tempo.

– Fornecer aos participantes uma ampla visão crítica do período histórico;
– Descrever os processos históricos de consolidação e expansão capitalista e do surgimento de suas contestações;
– Trabalhar conceitos e autores que contribuem para analisar o período histórico em questão;
– Entender as causas das grandes guerras mundiais e a eclosão de diversas revoluções nos séculos XIX e XX;
– Aprofundar o entendimento sobre a Guerra Fria e sobre a Nova Ordem Mundial;
– Desenvolver conhecimentos sólidos sobre personagens históricos relevantes como Napoleão Bonaparte, Winston Churchill e Josef Stalin, entre outros.

Jovens e adultos interessados na história contemporânea, suas guerras e revoluções.

Aulas remotas expositivas, com uso de Powerpoint.

CONTEÚDO
40 h/a

INÍCIO EM

TÉRMINO EM

03/02/2022
30/06/2022
5ª feira | 10h às 11h40
5 parcelas de R$ 200,00

de 03/02/2022

a 30/06/2022

5ª feira | 10h às 11h40

5 parcelas de R$ 200,00

MATRÍCULA: 90,00

Compareça à UNI7 no primeiro dia do curso.
Caso o curso possua mais parcelas, você receberá os demais boletos neste dia.

Nilo Sergio

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2012) possui experiência na área de Sociologia, Filosofia e História, com ênfase em Sociologia, Filosofia e História contemporâneas. Atualmente, é professor de história e filosofia do ensino médio do Colégio e Cursos Master e Colégio Antares, professor de humanidades em cursos livre no VIVA – Centro Universitário 7 de Setembro.

• 9h - 11h20
    13h - 21h40