Cerâmica em Torno e em Placa – Introdução
30/01/2020
Pintura em tela
30/01/2020

Cerâmica : Joalheria

Cerâmica : Joalheria

EMENTA

A cerâmica, cuja matéria prima é a argila, material natural abundante na superfície terrestre e rico em minerais, é uma arte milenar. A argila, cuja propriedade principal é a plasticidade, quando misturada à água, permite ser modelada e transformada em inúmeras possibilidades de forma. Por isso, desde muito antigamente se tem indícios das primeiras cuias e cumbucas, que quando cozidas e em sua forma endurecida e definitiva, serviam para o armazenamento de sementes e ervas. Com o passar do tempo, para além da função de resolver necessidades do dia a dia prático, a cerâmica passou a fazer parte da vida de várias culturas também com o intuito de adornar. Assim, surgem as peças decorativas, as contemplativas e os adornos pessoais, como amuletos, joias e artigos de homenagens a entidades espirituais e místicas. Tal crescimento se deu em concordância com o surgimento de escolas, a profissionalização e a constante descoberta e aprimoramento de novas técnicas. Hoje, a cerâmica faz parte do mundo em suas mais diversas formas e expressões, estando presente na arquitetura, na gastronomia e na moda. Com o crescimento das doenças mentais e emocionais e as descobertas da Psicologia, a cerâmica também é introduzida aos tratamentos relacionados ao bem-estar e reconhecida pela sua contribuição inegável à melhora da saúde mental e emocional, ganho de autoestima, concentração, desapego, leveza, dentre outros. Ao se propor um curso de joalheria cerâmica, não só temos a oportunidade de nos beneficiar das maravilhas já conhecidas pelo manuseio de sua matéria prima, como a de desenvolver habilidade manual, nosso conhecimento e gosto estético, e habilidades em planejamento e execução de produtos funcionais, podendo terem estes a finalidade de autocuidado, de venda, dentre outras.

OBJETIVOS

Dito isto, é objetivo do curso proposto difundir, por meio do manuseio da argila e de sua transformação em peças de cerâmica, os vários benefícios do fazer cerâmico, tanto no âmbito físico, como emocional.

Como objetivos específicos temos:

● Apurar os sentidos

● Aflorar a criatividade

● Fortalecer a imunidade

● Ganhar foco e concentração

● Praticar o desapego

● Trabalhar o perfeccionismo

● Desenvolver habilidades manuais

● Capacitar o desenvolvimento de sua expressão e identidade

● Capacitar quanto a elaboração de adornos pessoais em cerâmica para fins de realização pessoal e/ou venda

PÚBLICO-ALVO

Homens e mulheres acima de 20 anos que desejem desenvolver habilidades manuais e específicas para o desenvolvimento de adornos pessoais de cerâmica.

PROGRAMA DO CURSO

01 Apresentação do curso e introdução ao universo cerâmico. Modelagem de mobília específica para queima de joias
02 Exercício de Criatividade e modelagem livre
03 Joias geométricas
04 Joias tridimensionais, esferas lisas e facetadas
05 Joias a partir de elementos naturais
06 Joias texturizadas
07 Joias a partir do pinch
08 Joias a partir de elementos especiais
09 Joias com vidro
10 Joias com berloques
11 Joias vazadas
12 Braceletes
13 Anéis
14 Gargantilhas
15 Projeto, criação,  execução e apresentação de 01 coleção autoral de joias

METODOLOGIA

Aulas teórico-práticas, com criação de, no mínimo, 03 peças por aula. O curso oferta ferramentas de modelagem cerâmica, de ourivesaria, esmaltes, e argila.

CONTEÚDO
40 h/a

TURMAS

INÍCIO EM

TÉRMINO EM

HORÁRIO

INVESTIMENTO

MATRÍCULA


02/02/2022
29/06/2022
4ª feira | 09h às 11h (manhã), 15h às 17h30 (tarde) e 19h às 21h30 (noite)
5x R$220,00
90,00

TURMAS



de 02/02/2022

a 29/06/2022


4ª feira | 09h às 11h (manhã), 15h às 17h30 (tarde) e 19h às 21h30 (noite)


5x R$220,00


MATRÍCULA: 90,00

INSCRIÇÃO

pre-inscriacao-online ICONE1

INSCRIÇÃO

Preencha a ficha de inscrição online
comparecer-pessoalmente ICONE LOCALIZACAO2

COMPARECER À UNI7

Compareça à UNI7 no primeiro dia do curso.
Caso o curso possua mais parcelas, você receberá os demais boletos neste dia.

Ivana Moreira



Ivana de Paula Moreira é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza, pós graduada na mesma instituição em Assessoria de Comunicação e em Gestão de Marca e Design Estratégico pela Unichristus. Atuou no mercado de Fortaleza de 2012 a 2018 com gestão de dados, de eventos, assessoria e gestão de marketing. Desde 2019 tem sua marca própria de mimos personalizados e jóias em cerâmica, Ivana Moreira Cerâmicas, e há 01 ano se propõe a ensinar e a partilhar sobre o universo da cerâmica artística.

INFORMAÇÕES

  • 9h - 11h20
    13h - 21h40
  • 9h30 - 13h20
Consultar lista de material.
Posso ajudar?