Arte Sacra: Barroco e Restauração de Peças
Pintura em tela

Cerâmica em Torno e em Placa – Introdução

EMENTA

Disciplina prática que visa a familiarização com a argila como material de modelagem e construção de objetos funcionais, artísticos ou peças para jardinagem e arquitetura.
Conhecimento prático dos tipos usuais de massas cerâmica disponíveis na região.
Conhecimento teórico de técnicas de formação cerâmica (modelagem a mão, uso de tornos).
Realização pratica de modelagem de construção de corpos, principalmente à mão, com uso de instrumentos simples, práticas e texturas (uso de objetos variados e tratamento de superfícies ).
Técnicas elementares de construção para uso em diversas criações ao longo dos módulos.
Queima de objetos cerâmicos em baixas temperaturas. Técnica de decoração com engobe e esmaltes. Estética aplicada à produção individual.

OBJETIVOS

Informar o aluno acerca das diversas modalidades de conformação de objetos cerâmicos utilizados no atelier e na indústria. Capacitar o aluno a criar objetos usando massas cerâmicas, principalmente a terracota disponível, usando técnicas de modelagem manual; secar e queimar estes objetos conhecendo as etapas; decorar esses objetos seja para posterior esmaltação ou não. Levar o aluno a conhecer os processos básicos para utilizar em esculturas, objetos utilitários, decorativos e artísticos.

PÚBLICO-ALVO

Comunidade acadêmica e demais interessado no conhecimento e manuseio da cerâmica.
Necessário ter experiência com as técnicas de belisco, acordelado e placa.

CONTEÚDO

TURMAS

INÍCIO EM

TÉRMINO EM

06/01/2023
26/06/2023
2ª Feira l 09h às 11h30 ou 16h às 18h30
5x R$ 240,00

TURMAS

de 06/01/2023

a 26/06/2023

2ª Feira l 09h às 11h30 ou 16h às 18h30

5x R$ 240,00

MATRÍCULA: R$ 90,00

pre-inscriacao-online ICONE

Preencha a ficha de inscrição online
comparecer-pessoalmente ICONE LOCALIZACAO

COMPARECER À UNI7

Compareça à UNI7 no primeiro dia do curso.
Caso o curso possua mais parcelas, você receberá os demais boletos neste dia.

Terry Araujo

Formada em Artes Plástica pela Faculdade de St. Catherine em Minnesota, nos Estados Unidos. Foi professora do curso de Pintura e Desenho da Escola Johnson e Casa Raimundo Cela, em Fortaleza. Fundou a Galeria Gauguin, juntamente com o artista pintor Tarcisio Felix e sua mãe, Lorena Araújo. Durante 20 anos foi aluna do Centro de Cerâmica Pewabic Pottery – USA, aprendendo vários métodos de fabricação em cerâmica, formulação de vidrados e diversos tipos de queima, em alta e baixa temperatura, e de onde também se tornou professora. Voltou a residir em Fortaleza, onde compartilha as experiências adquiridas nos USA com os ceramistas cearenses. Ensina e executa queimas de Raku, um processo japonês usado historicamente para as Cerimônias do Chá. É filiada à Associação de Artistas Plásticos Profissionais do Ceará, membro da Sociedade Amigas do Livro e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Participou de diversas exposições e congressos em Minnesota, Detroit e Michigan, nos USA; Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro; Paraná e Fortaleza. Ministrou oficina de cerâmica na Faculdade Rainha do Sertão, em Quixadá. Ministra desde 2005 o curso de Cerâmica em Torno e em Placas, na Universidade de Gerações VIVA.

• 9h - 11h20
    13h - 21h40