Fabíola Carine Monteiro de Sousa
15/05/2019
Juliana Braga de Paula
15/05/2019

João Paulo Lopes Coelho

Mestre

Lattes


Mestre em Psicologia pela UFC. Psicólogo graduado pela Universidade UFC.

Inicialmente, acumulou experiências nas áreas da Psicologia Social-Comunitária e Psicologia Educacional ainda na graduação, tendo participado ativamente do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM-UFC) e do Laboratório de Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) em suas atividades de extensão e pesquisa, além de ter desenvolvido atividades em escolas públicas e particulares no município de Fortaleza.

Entre 2010 e 2011 atuou como psicólogo e, posteriormente, supervisor do programa da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) que executava as medidas socioeducativas em meio aberto no município de Fortaleza para adolescentes em conflito com a lei.

Em 2011, inicia o mestrado em Psicologia na UFC, conduzindo pesquisa cuja a temática enfocava a relação entre as práticas e discursos institucionais de centros educacionais e a dinâmica organizativa do self de adolescentes do sexo feminino em privação de liberdade. Neste mesmo ano integrou a equipe de monitoramento dos centros educacionais do estado do Ceará, composta por representantes de organizações que militam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e atuam junto ao Fórum DCA.

Entre 2011 e 2013, foi membro do Núcleo de Pesquisas da Criança e do Adolescente (NUCEPEC) vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, tendo supervisionado o projeto de extensão Liga de Direitos Humanos. Tem atuado na docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação desde 2011. Atualmente, participa como colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental – LOCUS (UFC).

É Conselheiro Efetivo e membro da Diretoria do Conselho Regional de Psicologia (11a Região).

Áreas de interesse acadêmico e de pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural (Vygotsky); Psicologia Social Crítica; Psicologia Comunitária; Juventude e Pobreza; Medidas Socioeducativas e Adolescente em Conflito com a Lei.