A Comissão Própria de Avaliação – CPA, tem como objetivo produzir, sistematicamente, conhecimentos que possam contribuir para a elaboração e avaliação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, trabalhando, de forma rigorosa, na melhoria dos processos acadêmicos internos e ainda naqueles relacionados à integração com a comunidade. Tem como função a elaboração, implementação e avaliação do processo de auto-avaliação institucional.

Princípios

A Avaliação Institucional é a ferramenta de análise dos serviços prestados, tendo alunos, professores, funcionários e colaboradores como avaliadores. Diversos itens são avaliados anualmente, divididos nas seguintes categorias:

Missão Institucional
Políticas Educacionais
Ações de Responsabilidade Social
Comunicação com a Sociedade

Política de Auto-Avaliação
Infraestrutura Física e Serviços
Corpo Docente e Coordenação

Enquanto órgão de auto-avaliação da UNI7, a CPA segue rigorosamente os princípios abaixo, com autonomia e transparência. Todo o trabalho da CPA é pautado de forma a:

• Conscientizar os segmentos envolvidos da necessidade de avaliação por todos;
  • Democratizar e dar visibilidade às ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo toda a comunidade acadêmica;
  • Autonomia para que, partindo do autoconhecimento da realidade institucional, seja possível estabelecer prioridades e gerir recursos em direção aos objetivos da Instituição;
  • Auto-adesão e compromisso da UNI7 em assumir a possibilidade e o desafio de usar a avaliação como instrumento de transformação da realidade e de seu projeto pedagógico para o futuro;

Relatórios de Avaliação

Os processos de autoavaliação tiveram seu início com a formalização da Comissão Própria de Avaliação (CPA), prevista no art. 11 da Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Completamos, portanto, no ciclo avaliativo de 2015, 11 anos de processo autoavaliativo no formato indicado pela legislação.

A UNI7, Centro Universitário 7 de Setembro, orientando-se pela legislação em questão, instituiu sua CPA, por meio da Portaria UNI7 n.º 03/2004 de 01/01/2004, com vistas não somente a atender ao exigido pelo Ministério da Educação (MEC), mas, principalmente, com o objetivo de aprimorar e consolidar a Avaliação Institucional já praticada na UNI7 desde o início de suas atividades em 2001.

Foi apresentado em 2006 o primeiro relatório de autoavaliação da CPA. Desde então, procuramos não apenas aprimorar os instrumentos de avaliação interna quanto de nos aproximar definitivamente da comunidade acadêmica em toda sua representatividade. A atual comissão continua tendo a prerrogativa de atuar com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na UNI7, e vem coordenando os processos internos de avaliação, o de sistematização das informações coletadas e de apresentação das informações solicitadas pelo INEP na forma dos relatórios abaixo listados:

CPA e sua equipe

A Comissão Própria de Avaliação da UNI7 é composta pelos seguintes membros:

Avaliação Interna
(periodicidade bianual)

• Alunos de graduação, pós-graduação e extensão;
  • Professores;
  • Funcionários;
  • Coordenadores de cursos;

Sistema de Avaliação de Professores pelos Alunos
(periodicidade semestral)

• Alunos de graduação que cursaram alguma disciplina no semestre de realização da avaliação.

Sistema de Avaliação de Coordenadores pelos Alunos
(periodicidade semestral)

• Alunos e professores de graduação.

O que é avaliado?

Dimensões da Avaliação Institucional

• Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Ensino e Pesquisa;
  • Responsabilidade social;
  • Comunicação interna e externa;
  • Corpo Docente;
  • Corpo Técnico-administrativo;
  • Corpo Discente;
  • Organização e Gestão;
  • Infra-estrutura e recursos de apoio;
  • Planejamento e avaliação;

Dimensões da Avaliação dos Professores pelos Alunos

1. Apresentação do plano de ensino:
  2. Cumprimento do conteúdo programático e bibliografia apresentados:
  3. Planejamento das aulas, boa preparação e contextualizadas com o curso:
  4. Pontualidade:
  5. Utilização de recursos didáticos adequados à disciplina:
  6. Domínio do conteúdo:
  7. Clareza e objetividade na exposição dos conteúdos:
  8. Incentivo à participação dos alunos em sala:
  9. Relacionamento com os alunos e disponibilidade para atendimento extra-classe:
  10. Elaboração e divulgação dos instrumentos de avaliação:
  11. Divulgação e análise dos resultados das avaliações:

Resultados

Trabalhando de forma rigorosa, sempre buscando a melhoria dos processos acadêmicos internos e relacionados à integração com a comunidade, a CPA elabora, semestralmente, a Avaliação Institucional.

A avaliação avalia Referenciais Pedagógicos dos cursos, além da avaliação individual de cada professor em suas respectivas disciplinas.

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI