HISTÓRICO



A biblioteca da Faculdade 7 de Setembro foi denominada Diplomata Ednildo Gomes de Soárez., em uma justa homenagem ao grande devorador de livros.

Ednildo nasceu em 16 de março de 1946. Foi o primeiro aluno do Colégio 7 de Setembro. Ingressou na Escola Naval, mas optou, depois, pelo Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Em ambos os cursos, foi o 1º aluno.

Foi classificado em 1º lugar na Escola Naval, porém, em vez de Oficial de Marinha preferiu prestar exame para o Instituto Rio branco (Itamaraty) que forma diplomatas. Este exame era provavelmente o mais difícil do país.

Recebeu, do então Presidente Arthur da Costa e Silva a Medalha de Ouro, juntamente com o Ministro das Relações Exteriores - Magalhães Pinto, por haver concluído o curso do Instituto Rio Branco em 1º lugar.

Ednildo era considerado de uma inteligência extraordinária. No Itamaraty compôs textos de importantes convênios do Brasil com outros países.

Ao concluir o seu curso, Ednildo trabalhou na A.L.A.L.C. (Associação Latino Americana de Livre Comércio), que deu origem ao MERCOSUL.

Ednildo foi designado para a Embaixada do Brasil em Washington, mas antes de sua viagem para os Estados Unidos onde seria como 2o. Secretário, Assessor para Assuntos Econômicos do Embaixador Araújo de Castro, nosso Embaixador nos Estados Unidos, seguiu ao Chile chefiando uma delegação para a Feira Internacional em Santiago, onde lamentavelmente, em um acidente aéreo, veio a falecer, aos 25 anos de idade.

Posso ajudar?