Viana Peixoto Advogados Associados, Seleciona: Estagiário de Direito
19/04/2018
Aberto prazo para renovação de bolsa PROUNI 2018.1
20/04/2018

Discentes do curso de Administração realizam visita técnica à Companhia Siderúrgica do Pecém

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) recebeu em suas instalações em São Gonçalo do Amarante, dia 19 de abril de 2018, 38 alunos da UNI7. Participaram 34 alunos do curso de Administração e os demais do curso de Engenharia de Produção e do MBA em Gestão da Engenharia de Produção.

A CSP é uma das empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário Mário Covas ou Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O CIPP têm como objetivo desenvolver o parque industrial do estado do Ceará e do Nordeste, principalmente, pelo fato da CSP estar instalada dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), fator fundamental para garantir competitividade ao produto nacional.

A CSP é uma joint venture binacional formada pela brasileira Vale (50% de participação), e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%) e Posco (20%). A Companhia iniciou em junho de 2016 a produção de placas de aço. A produção é voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil.

Durante a visita técnica ficou evidente a preocupação ambiental da CSP com todas as etapas do processo produtivo e demais operações, principalmente, pelo fato da Companhia ter um sistema para aproveitamento de 100% dos gases gerados nos processos de produção. Todos os insumos de gases são tratados, armazenados e distribuídos por uma rede de tubulações.

Parte desses coprodutos é destinado à geração de eletricidade. A Companhia tem um consumo de 200 MW/h, é autossuficiente em energia elétrica, pois tem uma termelétrica própria. A térmica tem capacidade de 218 MW/h, superior portanto à demanda da usina e capaz de atender a uma cidade com 150 mil habitantes. O excedente de eletricidade é comercializado no mercado livre de energia.

“A visita técnica na Companhia Siderúrgica do Pecém teve como objetivo propiciar aos discentes a correlação da teoria de sala de aula com a prática de mercado, com foco em incrementar a formação de qualidade dos alunos da UNI7, principalmente no campo da gestão de produção e suas operações logísticas”, afirma o Prof. Dr. Jean Felizardo, responsável pela visita técnica e docente do curso de Administração, de Engenharia de Produção, de Ciências Contábeis e coordenador do MBA em Gestão da Engenharia de Produção.

 

Registra-se aqui também o agradecimento a todos os funcionários envolvidos da CSP pela dedicação, profissionalismo e atenção para com os alunos da UNI7 durante a visita técnica, complementa o Prof. Felizardo.