M. Dias Branco Contrata : Estagiário – Contabilidade Gerencial
17/03/2017
Curso de Arquitetura divulga editais para monitoria e grupo de estudos
20/03/2017

A memória da publicidade cearense nunca antes revelada

Com informações do Portal Quinto Andar

Cada ideia é uma história sendo escrita. Por meio de depoimentos, nomes que marcaram – e ainda marcam – a publicidade cearense revelam o que só quem esteve nos bastidores do mercado sabe. É o que traz a web série “Publiseara – Cantos Nunca Revelados”, produzida a partir de relatos de publicitários que enriqueceram a forma de fazer propaganda nas décadas de 1970, 1980 e 1990 no Estado do Ceará.

Durante os episódios, protagonistas que carregam a experiência das produções de grandes agências fortalezenses, conduzem narrativas que retratam as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e políticas que envolveram o universo publicitário local. Gilmar de Carvalho, Bob Santos, Claudio Ferreira, Paulo Fraga, Daniel Moreira e Cris Grangeiro são alguns desses personagens.

O primeiro capítulo, exibido ao final do ano passado, contou com a participação de Nazareno Albuquerque, diretor executivo da Nazacomm Comunicação e Marketing e coordenador de projetos do jornal O Povo. As exibições dos novos episódios da série acontecem no dia 22 de março, às 8 horas e às 21h, no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Cantos nunca revelados
Desde os anos 70, com a instalação de agências de outros estados em Fortaleza, a publicidade cearense resiste por meio da “cearensidade”, a adoção de diferenciais culturais e a busca de uma comunicação feita em linguagem regional. Revelando as profundas modificações sofridas pelo mercado cearense, os publicitários relembram momentos de crise, grandes marcos criativos e destaques como os jingles da Casa Pio, Mota Machado e Ceará Motor, recordados pelo diretor de criação Paulo Fraga.

“O gerente endoidou porque ele começou a perceber que os comerciais estavam pouco criativos, que a gente tinha perdido o sotaque, que publicidade feita aqui podia ser feita em qualquer outra cidade do Brasil”, aponta Gilmar de Carvalho ao abordar o diferencial cearense na publicidade e a perda dessa característica com o passar dos anos.

A iniciativa da web série tem curadoria e idealização do professor Fernando Nobre Cavalcante, e do professor Dilson Alexandre, coordenador do curso de Publicidade da UNI7. A produção é dos estudantes da disciplina de Mídia do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNI7, com a colaboração do Núcleo de Pesquisa em Comunicação (NUPECOM).

Exibição da web série “Publiseara – Cantos Nunca Revelados”
Data: 22 de março
Horário: 8 horas (episódios com Gilmar de Carvalho, Paulo Fraga e Daniel Moreira) e 21 horas (episódios com Bob Santos e Cláudio Ferreira)
Sala 520 – 5º andar (manhã) e sala 607 – 6º andar (noite)