SERVIÇOS



Empréstimo

O cadastro dos usuários é feito automaticamente, no momento da matrícula, a cada semestre, permitindo, assim, uma atualização periódica. O empréstimo do Acervo será concedido nas seguintes condições:

Alunos 05 (cinco) itens, mas no máximo 2 (duas) fitas de vídeo ou DVDs por vez. Livros, pelo prazo de 07 (sete) dias úteis; 02 (duas) fitas ou DVDs por 03 (três) dias úteis;
Funcionários 02 (dois) itens, mas no máximo 2 fitas de vídeo ou DVDs por vez. Livros, pelo prazo de 08 (oito) dias úteis; e 02 (duas) fitas ou DVDs por 03 (três) dias úteis;
Professores 06 (seis) itens, mas no máximo 2 (duas) fitas de vídeo ou DVDs por vez. Livros, pelo prazo de 15 (quinze) dias úteis; 02 (duas) fitas ou DVDs por 03 (três) dias úteis;

O empréstimo é intransferível, cabendo ao detentor da obra emprestada a responsabilidade pela sua guarda e conservação;

O aluno ao efetuar a matrícula fica automaticamente cadastrado no sistema da biblioteca, tendo portanto, que cadastrar a digital, mediante um documento de identificação com foto, para que tenha acesso aos empréstimos.

As regras para a renovação continuam as mesmas, entre elas, se o livro já possuir uma reserva ou atraso, este não poderá ter seu período de empréstimo renovado. Se, por qualquer motivo, houver algum dificuldade na transação da renovação via Internet, não será dispensada a multa.

Reservas

A obra poderá ser reservada pelo usuário, quando fizer parte do acervo e não se encontrar disponível no momento da solicitação. A obra ficará à sua disposição pelo prazo de 1 dia (24 horas) .Só será atendido no serviço de reserva o próprio solicitante.

Renovação

Nas datas fixadas para devolução, o material poderá ser novamente emprestado ao mesmo usuário, por igual período, caso não tenha sido objeto de reserva.

A renovação pode ser efetuada na própria biblioteca, sendo necessário ter à mão o material, ou via internet. Segue abaixo o link para instruções passo a passo para renovar via internet.

Renovação: Passo a Passo

Atrasos

Quando a devolução e/ou renovação da obra não é efetuada na data estabelecida, o usuário deverá pagar multa por cada livro e por cada dia de atraso, incluindo finais de semana e feriados. O atraso na devolução de obras impossibilitará o faltoso de realizar outro empréstimo ou renovação, enquanto não regularizar a situação; como também não poderá efetuar renovação ou empréstimo no caso de haver multas pendentes. O valor da multa é de R$ 3,00 (três reais).

As obras (livros, revistas, vídeos ...) danificadas ou perdidas deverão ser indenizadas com outro exemplar ou, em último caso, com publicação semelhante aceita pela Coordenação da Biblioteca, não ficando, todavia, dispensado o faltoso da multa.

No final de cada semestre o aluno que tem pendência na biblioteca deve quitar para não ter impedimento na sua rematrícula. Cabe a Secretaria/Tesouraria não permitir a estes se matricularem, sem antes regularizar sua situação junto à biblioteca. O aluno que estiver em débito com a Biblioteca por ocasião da matrícula, solicitação de diploma e reabertura de matrícula, não poderá fazê-lo enquanto o débito não houver sido saldado, conforme legislação superior vigente. (ver Regimento Interno da Biblioteca).

Obs: Livros cativos, revistas, jornais e obras de referências (dicionários e enciclopédias) não podem ser emprestados.

 

Comutação Bibliográfica

A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela Biblioteca que tem como objetivo dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras e na British Library. Através do COMUT é possível obter cópia de documentos.

Normalização de trabalhos acadêmicos

Orientações na elaboração dos trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT - Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e Manual Para Elaboração de Monografias e Projetos elaborados pela própria Faculdade.

Informatização

Para atendimento aos seus usuários a Biblioteca Diplomata Ednildo Gomes de Soárez, possui instalados 7 micros para consulta ao acervo e controle de empréstimo. Todo o acervo encontra-se informatizado e disponível no site da faculdade, utilizando o Sistema de Automação de Bibliotecas - AUTOBIB.

O sistema opera em rede de microcomputadores, possuindo módulo para Web e multimídia. O AUTOBIB permite pesquisa por autor, título, assunto, editora etc., além de pesquisas cruzadas, possibilitando a emissão de relatórios de crítica e com formatações especiais, entre outros, sendo adequado à gestão do acervo e ao atendimento do empréstimo e da reserva de livros.

Política de Atualização

O Acervo bibliográfico é atualizado constantemente, por indicação de alunos e professores, por solicitação da coordenadoria e da equipe da Biblioteca, em razão de novas edições ou para atualização dos temas objetos de estudos, além de publicações destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão.